Números da imigração no Brasil

18 de outubro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Centro-Oeste tem maior percentual de nascidos fora da sua região

Os movimentos migratórios do país também foram investigados pelo Censo 2010. A pesquisa mostra que 35,4% da população moram em município diferente daquele onde nasceram; e 14,5%, em estado diferente daquele onde nasceram.

– É comum que as pessoas saiam das cidades onde nasceram para estudar, para ter um trabalho melhor. Agora, com o processo de descentralização econômica, pode ser que nas próximas décadas as cidades médias passem a reter mais a população – diz Marcelo Neri, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Além disso, o Censo 2010 aponta que Minas Gerais e Bahia eram, em 2010, os estados com o maior número de população natural vivendo fora do local onde nasceram. São Paulo era o estado que mais recebia esses mineiros e baianos, 1,6 milhão e 1,7 milhão, respectivamente.

Nordeste e Sul, com 97,4% e 94,3%, eram as que mais tinham pessoas residindo na região de nascimento, enquanto o Centro-Oeste é a região com maior percentual de população brasileira que mora lá, mas nasceu em outro lugar: 27,5%. Distrito Federal, Rondônia, Roraima e Mato Grosso são as unidades da Federação com percentuais mais baixos de população natural morando no próprio estado.

O IBGE mostra ainda que, em 2010, 999 mil pessoas, ou 21,5% dos migrantes no período, estavam retornando ao seu local de origem.

Do total de 17,8 milhões de pessoas morando em regiões diferentes da que nasceram, a maior parte era de nordestinos: 53,6%, ou 9,5 milhões de brasileiros. O Sudeste é a principal região de residência, onde, em 2010, moravam 66,6% dos nordestinos que viviam fora do Nordeste. Ainda de acordo com o Censo 2010, a segunda região que historicamente mais tem mandado pessoas para outras regiões é o Sudeste (20,2%), com a maior parte indo morar no Centro-Oeste.

Entre 2005 e 2010, 1,3 milhão de pessoas deixaram a Região Nordeste, 828 mil dirigindo-se para o Sudeste e 386 mil fazendo o caminho inverso. O Sudeste tem sido tradicionalmente a região de atração, destaca o IBGE. No caso da Região Norte, a maior parte da população lá nascida e que mora fora, acabou optando pelo Centro-Oeste.

-As pessoas migram em busca de oportunidades. No Nordeste, ainda que tenha havido melhora na renda, a violência tem aumentado muito nos últimos anos e isso pode contribuir para a migração. O que vemos são os mais jovens saindo e os mais idosos voltando – acrescenta Marcelo Neri.

Quanto à imigração internacional, ela também cresceu: em 2000, 279 mil pessoas imigraram de países estrangeiros nos dez anos anteriores. Em 2010, esse número foi a 455 mil. Esses imigrantes foram, principalmente, para São Paulo, Paraná, Minas e Rio.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário!