Série expõe gargalos da infraestrutura no Brasil

7 de janeiro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O Fantástico iniciou neste domingo (06) uma série de reportagens sobre os gargalos na infraestrutura brasileira. Intitulada “Brasil: quem paga é você”, a sequência de matérias apresenta casos de desperdício de dinheiro público em obras abandonadas. “Bilhões de reais desperdiçados por falta de planejamento, e quem paga essa conta é você”, diz a primeira reportagem. Um dos casos é a obra da usina de Jacuí 1 a 60km de Porto Alegre, que nunca foi terminada. O projeto, com capacidade para abastecer toda a região metropolitana de Porto Alegre, está parado. Os equipamentos importados da Alemanha em 87, com valor equivalente hoje a meio bilhão de reais, estão empacotados dentro de galpões há 25 anos. Instalada, Jacuí 1 poderia gerar 360 megawatts/hora de energia. “O país carecendo de fontes de energia e esta usina aqui parada”, desabafa o prefeito de Charqueadas Davi Gilmar de Abreu Souza. “Isso é dinheiro do contribuinte, do cidadão brasileiro que foi investido em um projeto que não saiu do lugar”.

Outro exemplo de desperdício de dinheiro público, segundo a reportagem, está em Caetité, na Bahia. Parques eólicos com centenas de turbinas estão paradas porque as linhas de transmissão de energia não foram construídas.

A série “Brasil: quem paga é você” vai ao ar na mesma semana em que o governo, alarmado com os baixos níveis dos reservatórios e o risco de racionamento, convoca uma reunião de emergência com o setor elétrico. Avaliação aponta que os níveis das usinas estão até 62% abaixo dos registrados no ano passado. Participarão a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a ANP (agência de petróleo), a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Fontes: Fantástico e Folha de São Paulo

Deixe um comentário!