Afif defende melhora de ambiente legal para pequenos negócios

16 de novembro de 2015
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Semana Global de Empreendedorismo 2015

São Paulo – O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, disse nesta segunda-feira (16), na abertura da Semana Global de Empreendedorismo, em São Paulo, que a burocracia, o regime tributário e a restrição ao crédito são fatores que dificultam o desenvolvimento das micro e empresas brasileiras. Ele destacou a importância de medidas que favoreçam o ambiente de negócios para que elas não tenham medo de crescer. “As políticas fiscais e a burocracia são exterminadores do empreendedorismo brasileiro”, disse Afif.

O presidente do Sebrae participou do painel O que o Ecossistema tem feito para ajudar os Empreendedores?, com a participação do presidente do Santander no Brasil, Jesus Zabalza, e do diretor da Endeavor Brasil, Juliano Seabra. Afif citou a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que vai acelerar o processo de abertura de empresas para, no máximo, cinco dias e que será implantada inicialmente no Distrito Federal. Ele ressaltou que o programa também desvincula a concessão do alvará da empresa da questão fundiária, estimulando a legalização dos pequenos negócios.

Afif citou também o projeto Crescer Sem Medo, que amplia o limite do Simples, diminui o número de faixas de tributação das micro e pequenas empresas e estabelece uma rampa de transição para os empreendimentos que estão no Simples e podem ir para o  regime de lucro presumido. O projeto já foi aprovado na Câmara e será votado agora no Senado.

Na Abertura da Semana global foi divulgado o Índice Global de Empreendedorismo 2016, realizado pela Rede Global de Empreendedorismo e o Instituto GEDI, que apontou que o Brasil aparece na 92ª posição entre 132 países. A liderança ficou com os EUA.  Mesmo avançando oito posições, o Brasil apresentou desempenho fraco em itens como internacionalização das empresas, capital humano e nível de ambição que os empresários mostram para crescer. O presidente do Sebrae avaliou que, mais do que falta de ambição, o empreendedor brasileiro enfrenta inúmeras barreiras para crescer, como no caso do sistema tributário.

Já no processo de internacionalização, Afif defendeu que as pequenos negócios do País possam participar de acordos de livre mercado. Na sua visão, inicialmente podem ser  incluídos nas negociações dos acordos comerciais que já estão em vigor, como o Mercosul. “A globalização não chegou para as micro e pequenas empresas do Brasil. Os acordos comerciais só existem hoje para as grandes empresas. Poderíamos começar a incluir os pequenos negócios nas negociações com os países vizinhos. Afinal, para um empresário de Santa Catarina a logística para exportar para a Argentina pode ser mais fácil do que para um estado do Nordeste”, afirmou.

Sobre o capital humano, Afif destacou os programas desenvolvidos pelo Sebrae, mas ressaltou que as universidades brasileiras poderiam investir mais na educação voltada para os negócios, como ocorre nos Estados Unidos. “Aqui, o mercado representa algo que pode interferir na pureza da Universidade. Há muita ideologia envolvida”, disse. Ele defendeu a expansão da Lei do Aprendiz para micro e pequenas empresas. “Assim, o jovem pode trabalhar na empresa do bairro dele. É ali que ele vai sentir o que acontece no dia a dia, que vai nascer o sonho de se tornar um empreendedor”, enfatizou.

Movimento internacional

A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento internacional que busca fortalecer a cultura empreendedora: conectando, capacitando e inspirando as pessoas para que elas possam conhecer a importância de empreender e os caminhos necessários para abrir o próprio negócio.  Em 2015, o Sebrae está participando da Semana Global com atividades realizadas em vários estados. Além disso, 13 e 15 de novembro ocorreram as etapas semifinais do Desafio Universitário Empreendedor, que envolveram todos os estados do país.

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!