Rio 2016 terá Parque Olímpico construído por PPP

26 de julho de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

As Olimpíadas de Londres vão ser abertas oficialmente nesta sexta-feira (27/7). É grande a expectativa dos brasileiros para conferir o desempenho de seus atletas. Passados os jogos, será a vez de o país se mobilizar para receber os jogos em 2016, no Rio de Janeiro.

Na verdade, os preparativos já começaram. E a obra mais importante para 2016 está sendo tocada por uma Parceria Público-Privada, com a união de esforços entre governo e empresas. As PPPs dão agilidade às obras e, também, evitam que os investimentos fiquem só a cargo dos cofres públicos.

O Parque Olímpico dos Jogos de 2016 está sendo erguido na capital fluminense por meio de uma PPP. As obras começaram no início de julho e estão a todo vapor. Será a principal estrutura dos jogos e está sendo construído onde estava instalado o Autódromo de Jacarepaguá. Lá gente do mundo todo vai assistir, daqui a quatro anos, a 14 modalidades olímpicas. O Parque deve ficar pronto em meados de 2015.

A obra está sendo feita pelo consórcio Rio Mais, formado pelas empreiteiras Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez e Carvalho Hosken. O grupo também vai construir um hotel com 400 quartos, um centro de mídia e a Vila dos Atletas. O governo repassará os direitos sobre o terreno do Autódromo de Jacarepaguá por 15 anos para o consórcio.

O que Afif tem a ver com isso?

À frente do Conselho Gestor do Programa das Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Estado de São Paulo, Afif tem a importante missão de intermediar parcerias entre empresas e o governo, garantindo investimentos que melhoram os serviços públicos. Alguns exemplos de PPPs são a Linha 4 do Metrô, a estação de tratamento de água de Taiaçupeba e a modernização da Linha 8 da CPTM, todos na Grande SP. Leia mais.

 

Fonte: BOL

 

Deixe um comentário!