Redes brasileiras buscam a internacionalização

4 de julho de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que os Estados Unidos já são o país com maior número de franquias brasileiras. Com cerca de 250 mil brasileiros, a Flórida – principalmente Miami – é vista como porta de entrada de empresas brasileiras no mercado norte-americano. De olho na oportunidade de internacionalização, algumas das maiores redes de alimentação brasileiras já iniciaram a expansão para as terras do Tio Sam.

Segundo o diretor internacional da ABF, uma das razões da escolha da Flórida é a proximidade do estado americano com o Brasil. Além disso, os brasileiros que vivem lá facilitam a entrada das marcas porque as divulgam primeiro entre os hispânicos e depois entre os americanos.

Em defesa da internacionalização, os empresários explicam que o Brasil está ficando pequeno para as grandes redes, que buscam entrar em cidades com mais de 500 mil habitantes.

“Optamos por um mercado que tivesse grande porcentagem de consumidores latinos. É que internacionalizar agrega faturamento e imagem positiva para a marca”, diz o presidente da rede de restaurantes Giraffas nos EUA, João Barbosa.

O fato de existirem muitos brasileiros vivendo na Flórida também facilita a adaptação das marcas ao mercado americano. Mesmo assim, as redes flexibilizam 30% do cardápio e adaptam os serviços para essa finalidade.

O requisito para que empresas abram unidades fora é estar consolidado, o que traduz como ter pelo menos três anos de rede no Brasil e mais de 50 lojas.

Fonte: G1

Deixe um comentário!