Projeto do trem-bala será dividido

14 de agosto de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

As novas concessões de rodovias e ferrovias que a presidente Dilma Rousseff anunciará amanhã deverá incluir o projeto do trem-bala Rio-São Paulo-Campinas. Também serão anunciados projetos ferroviários estratégicos, como as novas linhas Rio-Vitória, Belo Horizonte-Salvador, o Ferroanel de São Paulo e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, entre Campinorte (GO) e Lucas do Rio Verde (MT).

Para acelerar as obras do trem-bala, a Etav – estatal criada para o empreendimento – pretende dividir a construção em dez trechos de cerca de 50 quilômetros. Com a divisão em lotes diferentes, o governo pretende inaugurar a obra antes de 2020. A primeira licitação do projeto sairá no primeiro semestre de 2013.

Para Afif, a implementação do transporte ferroviário no Brasil é um desafio a ser enfrentado com urgência. Além de alavancar negócios com o aprimoramento da logística, a troca do transporte sobre pneus pelo transporte sobre trilhos é o caminho para combater o caos do trânsito nas principais cidades brasileiras.

Deixe um comentário!