PME aproveita a Copa para atrair investidores

17 de junho de 2014
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As micro e pequenas empresas brasileiras poderão ajudar a balança comercial do Brasil com exportações e atração de investimentos em torno de US$ 6 bilhões somente nesses dias da Copa do Mundo. Isso é o que prevê a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) que oferece capacitação dos empreendedores e intermediação nas negociações com clientes estrangeiros. A previsão é superior ao registrado na Copa das Confederações, em 2013.

“Temos grande expectativa com a vinda dos investidores. Como pequena empresa, não conseguiríamos levar o cliente aos estádios, em outros países. Vamos aproveitar essa aproximação com o investidor. Já estamos recebendo contatos de estrangeiros para conhecer nossos serviços”, disse o coordenador da Biotechnos, empresa do ramo de energia renovável, Vinícius Puhl, que vai apresentar o projeto Bioplanet, que é produz biodiesel para veículos a partir de óleos e gorduras residuais.

As micro e pequenas empresas iniciantes no comércio externo podem receber capacitação no Projeto Extensão Industrial Exportadora (Piex), e poderão participar das ações de promoção comercial desenvolvidas pela Apex, que organiza as rodadas de negócios. “O mundo todo está voltado para o Brasil em função do Mundial. Essa é a oportunidade de mostrar seu produto aos estrangeiros que virão um Brasil empreendedor que tem tecnologia”, disse o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges.

A Apex estima que 2.300 investidores de 700 companhias estão na cidade pretendendo importar, muitos convidados por grandes empresas para conhecerem suas instalações. No Rio de Janeiro, são 36 empresas estrangeiras de diferentes portes participando das rodadas de negócios. De acordo com o governo federal, a Copa do Mundo de 2014 deve abrir quase 930 oportunidades de parcerias somente para micro e pequenas empresas nas 12 cidades-sede.

Os investidores estão no Brasil para assistirem aos jogos. Enquanto isso, fecham negócios. Em todo o Brasil, as grandes empresas aproveitam a Copa para se relacionar com o investidor internacional. Essas companhias pagam todas as despesas, algumas distribuem ingressos para os jogos. Tudo para atrair os clientes. A Unicasa Móveis, de Bento Gonçalves (RS), por exemplo, receberá representantes do Uruguai, Paraguai, Argentina e Angola, escolhidos de acordo com as oportunidades de negócios gerados nesses países. Os convidados ganharão passagem, ingressos e hospedagem para assistir aos jogos no Rio e em Porto Alegre.

O escritório do frigorífico Frisa trouxe convidados da Alemanha e da Itália para visitar as instalações e uma fábrica no Espírito Santo. Os países têm volumes crescentes de importação de carne bovina resfriada brasileira.  A Fabrimar, fabricante de metais sanitários, fechou parceria com a Apex para aproveitar a inserção da marca no mercado internacional e aumentar em 100% as exportações de seus produtos. Uma empresa peruana e outra colombiana já estão na fase final das negociações para se tornarem distribuidoras.

Fonte : O Dia

 

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