No 1º emprego, maioria tem ensino médio

8 de outubro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O Ministério do Trabalho revelou que cada vez mais jovens vêm valorizando a qualificação e atrasando a entrada no mercado de trabalho. Dados apontam que índice de profissionais que chegam qualificados ao mercado de trabalho triplicou nos últimos quinze anos. Pela primeira vez, 56,3% do total de contratados no primeiro emprego possui o ensino médio completo. Segundo analistas, as vantagens da qualificação com a valorização através de salários mais altos, têm servido de incentivo para que muitos jovens invistam na formação e atrasem sua entrada no mercado de trabalho. O aquecimento da economia e o aumento da renda também criam condições para este avanço.

Em relação à falta de mão de obra qualificada no Brasil, da qual muitas empresas reclamam, o coordenador do Dieese, José Silvestre, acredita que se trata de um problema localizado, ocorrendo em setores específicos, principalmente da área de exatas.

Para o assessor da presidência do BNDES, Jorge Arbache, hoje não apenas os jovens passaram a valorizar a qualificação como também os pais passaram a investir mais na educação dos filhos. Ele lembra que os pais dos jovens de hoje têm mais estudo do que os seus próprios pais e, por isso, valorizam o investimento em educação mais do que as gerações anteriores.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário!