Jovem cria escola de inglês voltada à periferia

4 de dezembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

SÃO PAULO – Nascido na zona oeste do Rio, o empresário Gustavo Fuga sempre realizou trabalhos voluntários em sua cidade natal. Quando chegou a São Paulo para estudar, continuou atuando em projetos sociais, mas seu objetivo sempre foi criar um negócio de impacto social que melhorasse a vida de muita gente. Assim ele criou a 4YOU2, centro de idiomas que traz professores estrangeiros para dar aulas de inglês em bairros carentes da capital paulista. Até hoje, mais de 3 mil pessoas de baixa renda já passaram pela escola.

A ideia de abrir a 4YOU2 surgiu, justamente, durante um dia de trabalho em uma ONG do Capão Redondo, bairro pobre da zona sul de São Paulo. “Vi que um espaço na organização estava vazio e até degradado por falta de uso. Foi, então, que resolvi dar as aulas de inglês lá”, afirma.

Gustavo entrou em contato com alguns alunos estrangeiros da USP e percebeu que eles também tinham interesse (e curiosidade) de frequentar os bairros menos favorecidos da cidade. Hoje, todos os professores da 4YOU2 são estrangeiros e chegam ao Brasil para estudar e ministrar as aulas em comunidades carentes durante seis meses. O contato com os estrangeiros ocorre por meio de parcerias com universidades de paulistanas.

“Estamos trazendo a experiência do intercâmbio à comunidade. Com isso, o aluno se sente muito mais motivado a estudar e falar inglês o quanto antes, para entender tudo o que aquele professor tem de conhecimento e cultura para oferecer”, diz.

As aulas acontecem em espaços cedidos por ONGs à 4YOU2, mas todos os alunos pagam uma mensalidade de R$ 76, que inclui as aulas, o material didático (que é importado) e a taxa de matrícula. “Com os alunos pagando um valor bem abaixo do mercado, temos um negócio bom aos dois lados. O preço beneficia o cliente e, ao mesmo tempo, é ele quem sustenta as nossas atividades”, afirma.

Apesar de não abrir o faturamento da empresa, o empresário afirma que, desde 2011, o número de estudantes cresce 100% ao ano. “Nós começamos com 500 alunos. Agora, a meta é alcançar 4 mil em 2015”.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Deixe um comentário!