Iniciativa leva artesãos direto aos turistas

11 de dezembro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

ALAGOAS – Os artesãos alagoanos terão mais chances na alta temporada de vender seus produtos aos turistas, principais consumidores nesta época do ano. Nesta quinta-feira (11), será lançada a quinta edição do Café com Arte, iniciativa que levará os artesãos para comercializarem seus produtos durante o café da manhã de dez hotéis de Maceió e um na Barra de Santo Antônio.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com o Sebrae em Alagoas e o apoio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), que visa a promover e divulgar o artesanato estadual.

De acordo com o secretário da Seplande, Luiz Otavio Gomes, o programa tem sido cada vez mais bem recebido pela rede hoteleira. “A adesão dos hotéis tem sido importante para a valorização do artesanato alagoano. Em 2013, em apenas cinco hotéis, houve a movimentação de aproximadamente R$ 40 mil. Para este ano, com a adesão de 11 hotéis, nossa perspectiva gira em torno de R$ 80 mil em produtos vendidos”, comenta.

Os artesãos que participarão do Café com Arte são dos municípios de Barra de Santo Antônio, Coruripe, Maragogi, Marechal Deodoro e Maceió. Eles estarão distribuídos nos seguintes hotéis: Hotel Jatiúca, Ritz Lagoa da Anta, Ritz Suítes, Brisa Tower, Maceió Mar Hotel, Praia Bonita, Mércure, San Marino, Tambaqui, Ponta Verde e D’Aldeia Village Hotel (Barra de Santo Antônio).

A diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles, comenta as expectativas da coordenação do Programa para a temporada 2013-2014. “Realizamos essa ação durante a alta temporada para que possamos estimular não só a geração de lucro, mas de novos negócios para o setor artesanal. Os artesãos estarão devidamente identificados, com crachás e camisetas. Dessa forma, os turistas poderão reconhecê-los e saber que estão contribuindo para um programa que ajuda no desenvolvimento do artesanato local”.

Ainda de acordo com Dyslene, o período de comercialização dos produtos poderá ser estendido. “A ideia inicial é que eles fiquem até o fim de janeiro, mas, dependendo da demanda, esse prazo poderá ser prorrogado”, completa.

Fonte: Agência Sebrae

Deixe um comentário!