IBPT disponibiliza manual do imposto na nota

15 de maio de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O manual de instruções para que as empresas exibam a carga tributária nas notas fiscais estará disponível neste 15 de maio, a partir das 17 horas, no site do IBPT.

Chamado “De Olho no Imposto”, o documento informa os padrões técnicos de comunicação entre sistemas empresariais de emissão de cupons e notas fiscais. O manual também inclui o arquivo IBPTax do Movimento De Olho no Imposto, que contém a planilha com carga tributária média aproximada de todos os produtos e serviços, baseados na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS).

A lei do Imposto na Nota determina que sete tributos (ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS/Pasep, Cofins e Cide) sejam usados no cálculo. A empresa que descumprir a lei pode ser enquadrada no Código de Defesa do Consumidor, que prevê multa, suspensão da atividade e até cassação da licença de funcionamento.

Para receber o manual, acesse http://deolhonoimposto.ibpt.com.br/

 

Fonte: IBPT

4 comentários para “IBPT disponibiliza manual do imposto na nota”

  1. MARIO JORGE GOMES disse:

    Boa Tarde

    Já preenchi o e-mail para receber o manual do imposto na nota, mas até
    agora não recebi nada,

    Atenciosamente

    Mario Jorge Gomes

  2. Fernando Alves disse:

    Vejamos como a situação se apresenta: nosso sistema tributário é tão, mas tão complexo que nem o próprio Governo consegue definir a carga tributária de um produto/serviço vendido.

    É necessário que um instituto independente (IBPT) realize um estudo e apure um valor “aproximado”, tal o grau de complexidade do cálculo.

    Assim, não está mais do que na hora dos nobres deputados e senadores, presidenta da república e ministros fazerem um trabalho dedicado, focado, objetivo e claro da tão prometida e necessária reforma tributária brasileira?

    Imposto único, de cálculo simples e objetivo!!!! Chega de vai, vem….aprova, veta….lei em cima de lei, colcha de retalhos!!!

    Vamos fazer leis simples e claras neste país, para todos concordarmos, entendermos, e cumpri-las!!!

    O que adianta termos códigos e mais códigos…leis e mais leis, numa confusão e sobreposição sem fim, de pouquíssimo entendimento e eternas margens interpretativas?? Leis complexas feitas propositalmente para gerar punições!!!

    Este é o nosso país!! Vamos fazer a Lei em prol do nosso país!! Vamos cuidar da nossa pátria!!!

    Chega de promessas de campanha!!! chega de partidarismo!!!

    Prezados representantes do povo: honrem seus mandatos!!! Povo: cobre seu representante da mesma maneira que vc cobra o técnico de futebol do seu time!!!!

    • manutencao disse:

      Caro Fernando, o primeiro passo é a conscientização do consumidor de que ele é a grande vítima do tormento tributário instalado no Brasil. Não sei se você sabe, mas eu inseri na Constituição a obrigatoriedade de se informar, na nota fiscal, todos os tributos pagos pelo consumidor. E só conseguimos aprovar recentemente este projeto. Os movimentos estão se iniciando. À medida que a população tomar conhecimento, haverá um grande impulso para as mudanças. Um abraço.

Deixe um comentário!