O manual de instruções para que as empresas exibam a carga tributária nas notas fiscais estará disponível neste 15 de maio, a partir das 17 horas, no site do IBPT.
Chamado “De Olho no Imposto”, o documento informa os padrões técnicos de comunicação entre sistemas empresariais de emissão de cupons e notas fiscais. O manual também inclui o arquivo IBPTax do Movimento De Olho no Imposto, que contém a planilha com carga tributária média aproximada de todos os produtos e serviços, baseados na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS).
A lei do Imposto na Nota determina que sete tributos (ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS/Pasep, Cofins e Cide) sejam usados no cálculo. A empresa que descumprir a lei pode ser enquadrada no Código de Defesa do Consumidor, que prevê multa, suspensão da atividade e até cassação da licença de funcionamento.
Para receber o manual, acesse http://deolhonoimposto.ibpt.com.br/
Fonte: IBPT
Boa Tarde
Já preenchi o e-mail para receber o manual do imposto na nota, mas até
agora não recebi nada,
Atenciosamente
Mario Jorge Gomes
Caro Mario Jorge,
Quem disponibiliza o manual do imposto na nota é o IBPT. Por favor, tente entrar em contato com o instituto: http://www.ibpt.com.br/
Vejamos como a situação se apresenta: nosso sistema tributário é tão, mas tão complexo que nem o próprio Governo consegue definir a carga tributária de um produto/serviço vendido.
É necessário que um instituto independente (IBPT) realize um estudo e apure um valor “aproximado”, tal o grau de complexidade do cálculo.
Assim, não está mais do que na hora dos nobres deputados e senadores, presidenta da república e ministros fazerem um trabalho dedicado, focado, objetivo e claro da tão prometida e necessária reforma tributária brasileira?
Imposto único, de cálculo simples e objetivo!!!! Chega de vai, vem….aprova, veta….lei em cima de lei, colcha de retalhos!!!
Vamos fazer leis simples e claras neste país, para todos concordarmos, entendermos, e cumpri-las!!!
O que adianta termos códigos e mais códigos…leis e mais leis, numa confusão e sobreposição sem fim, de pouquíssimo entendimento e eternas margens interpretativas?? Leis complexas feitas propositalmente para gerar punições!!!
Este é o nosso país!! Vamos fazer a Lei em prol do nosso país!! Vamos cuidar da nossa pátria!!!
Chega de promessas de campanha!!! chega de partidarismo!!!
Prezados representantes do povo: honrem seus mandatos!!! Povo: cobre seu representante da mesma maneira que vc cobra o técnico de futebol do seu time!!!!
Caro Fernando, o primeiro passo é a conscientização do consumidor de que ele é a grande vítima do tormento tributário instalado no Brasil. Não sei se você sabe, mas eu inseri na Constituição a obrigatoriedade de se informar, na nota fiscal, todos os tributos pagos pelo consumidor. E só conseguimos aprovar recentemente este projeto. Os movimentos estão se iniciando. À medida que a população tomar conhecimento, haverá um grande impulso para as mudanças. Um abraço.