Simplificação gera crescimento vertical, diz Afif

21 de maio de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

“Embora a grande empresa possa ser autossuficiente por sua capacidade financeira, tecnológica e de recursos humanos, a existência de uma rede de empreendimentos menores que possa realizar muitas atividades complementares permite a ela concentrar muito mais esforços no seu core business, que é o foco destas grandes empresas, e contribuir para aumentar a sua competitividade. Para tanto, contudo, é necessário que as empresas de menor porte possam atender as necessidades das maiores. E esse forum vai apresentar o programa do Sebrae para capacitação das mesmas e diversos exemplos de sucesso e cooperação dos grandes empreendimentos com os menores”, disse Afif.

O ministro também falou aos participantes sobre a necessidade da simplificação do Simples para que as empresas possam crescer verticalmente: “Hoje já se sabe que quem sai do Simples vai pro complexo. E pra evitar isso, o jeitinho brasileiro criou o efeito caranguejo onde a empresa que vislumbra crescimento vai se multiplicando. O microempresário vai colocando a empresa no nome de seus parentes e ela vai crescendo como um caranguejo: para os lados. Nosso desafio é acabar com esse crescimento lateral para que as empresas cresçam para cima”.

Afif também destacou a importância do trabalho conjunto entre a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e as entidades presentes no evento: “O papel do ministério é buscar, em parceria com vocês, a abertura do caminho nessa imensa floresta burocrática que é o Brasil”.

No Fórum Encadear serão apresentadas experiências de empresas âncoras e também de pequenos negócios participantes dos projetos das cadeias do aço, automotiva, de alimentos, do petróleo e gás, do transporte áereo e da beleza. Também estão programados debates com especialistas internacionais, como o suíço Alexander Osterwalder, idealizador do Business Model Canvas e autor do best-seller Business Model Generation (BMG). O público-alvo inclui dirigentes de grandes empresas – presidentes, diretores, executivos de suprimentos,marketing ou distribuição – donos de pequenos negócios e instituições parceiras do Sebrae.

Ouça o discurso do ministro Afif na íntegra nesse link.

Deixe um comentário!