Feirantes de Aracaju ganham capacitação

7 de agosto de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

SERGIPE – Feirantes que atuam em oito bairros de Aracaju começaram a ser beneficiados esta semana com capacitações na área de segurança alimentar. O curso, que tem duração de 15 horas, faz parte do Programa Alimentos Seguros, desenvolvido pelas entidades do Sistema S e realizado em parceria com a Fundat (Fundação Municipal de Formação para o Trabalho) e a Emsurb (Empresa Municipal de Serviços Urbanos).

As atividades são promovidas no Parque da Sementeira e reúnem nesta primeira semana 90 profissionais. Durante as aulas, os feirantes recebem instruções sobre diversos temas, incluindo a higienização dos alimentos e utensílios, cuidados no transporte dos produtos e noções de microorganismos.

“São conteúdos que estão em conformidade com a Resolução 206 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável por estabelecer boas práticas para serviços de alimentação. São noções simples, mas que trarão grandes benefícios para os envolvidos no processo de compra e venda dos produtos”, explica Cássio Campos, instrutor de Formação Profissional do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

A realização do curso atende a uma determinação do Ministério Público e do Poder Judiciário, que apontaram a necessidade de adequação dos espaços para comercialização dos produtos às exigências dos órgãos sanitários. Até a primeira quinzena de outubro a iniciativa beneficiará mil feirantes.

“Em nossa rotina de trabalho, muitas vezes não percebemos que algumas práticas adotadas estão incorretas. As aulas estão servindo para mostrar que pequenas mudanças na forma como armazenamos e manipulamos os alimentos podem diminuir o risco de contaminação”, diz Lindinalva Freitas, proprietária de uma barraca de lanches na feira do conjunto Augusto Franco.

Formalização

Uma outra etapa do programa prevê a oferta de palestras sobre o Programa Microempreendedor Individual (MEI) e ações de estímulo à formalização dos feirantes. “Todos aqueles que optarem pela formalização serão devidamente atendidos pelo Sebrae e terão total acesso aos produtos e serviços desenvolvidos pela instituição”, ressalta a coordenadora do projeto pelo Sebrae em Sergipe, Ângela Goes.

A primeira palestra sobre o MEI será realizada no próximo dia 26. Na mesma solenidade serão entregues os certificados dos profissionais que concluíram o curso durante o mês de agosto.

Fonte: Ascom Sebrae

Deixe um comentário!