Estação integrará linhas ferroviárias de SP

7 de novembro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Prevista inicialmente para o Campo de Marte, a estação do trecho paulistano do Trem de Alta Velocidade, que ligará Campinas, SP e Rio, foi alterada para a Água Branca. A mudança do novo “hub” se deve à saturação da Estação da Luz como ponto de encontro da rede de transporte sobre trilhos na capital.

Segundo Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), é possível que venha a ser criada mais uma estação em São Paulo. A definição está prevista para as próximas semanas. Já o edital do trem-bala, de acordo com o planejamento do governo federal, deverá sair até o fim de novembro.

A aposta no transporte ferroviário é um reflexo do aumento da frota de carros em São Paulo – que em fins de semana e feriados acaba travando as principais rodovias, como explica Afif: “O trem metropolitano visa aliviar as nossas estradas, pois hoje milhares de pessoas se deslocam de São Paulo a Jundiaí, Campinas, São Roque e outras cidades utilizando ônibus ou automóveis, o que transforma as nossas rodovias em autênticas marginais, com congestionamentos. Este projeto, que será realizado por PPP, é parte de um projeto maior. Vamos fazer uma grande estação com o trem expresso metropolitano, o trem bala, o metrô e os trens da CPTM, todos integrados. Aguardem”.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Deixe um comentário!