Empresário cria ferramenta para bater importados

3 de setembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

GOIÁS – O engenheiro industrial François Fernandez, de 42 anos, proprietário da Preciso Metrologia e Qualidade, pretende conquistar um novo nicho de mercado: o de fabricar e fornecer equipamentos eficazes e com preço menor para indústrias. O primeiro deles já está em fase de testes. É uma ferramenta para medir a vazão da produção em fábricas de bebidas três vezes mais barata do que a equivalente importada, que é utilizada pelas empresas atualmente.

O produto, que será vendido por R$ 150 mil, vai oferecer ainda outro diferencial: terá custo de manutenção 95% menor do que o do concorrente. O protótipo está sendo testado numa indústria e deve começar a ser produzido para venda até o final do ano. François relata que a ideia de criar o equipamento surgiu a partir da verificação das necessidades de seus clientes. Sua empresa presta serviço de calibração de equipamentos para diversas indústrias de bebidas e, ao observar que só existiam opções importadas e de alto custo para a medição da vazão, ele decidiu desenvolver uma nacional.

Entretanto, como era microempresário na época, François não tinha condições de investir na execução do projeto, que ficou parado por quatro anos por falta de verba. Foi com a ajuda do Sebrae Goiás que os planos saíram do papel. Ele procurou a consultoria do Sebraetec ano passado e conseguiu levar adiante a criação da ferramenta, produzida na própria empresa, que possui centro de usinagem e de montagem mecânica. “O Sebrae viabilizou o financiamento do projeto de R$ 8 mil e, junto com o engenheiro mecânico Nelson Malavassi, que desenvolveu a parte mecânica e de automação, fizemos o protótipo, há seis meses”, reconhece.

A expectativa inicial de François é comercializar entre 30 e 50 unidades do novo equipamento para indústrias de todo o Brasil e de outros países da América Latina. Mas o empresário já enxerga mais longe e acredita que esse primeiro produto criado por sua empresa abrirá caminho para que ele explore uma outra área de negócios. Assim como ocorreu com as indústrias de bebidas, ele quer descobrir necessidades de mercado em outros segmentos para fabricar, com custo competitivo, novas ferramentas que não tenham produção nacional.

Embora o dono seja francês, a Preciso Metrologia e Qualidade é empresa goiana e está no mercado há 14 anos, prestando serviços em metrologia, calibração, controle de qualidade, análise microbiológica, físico-química e de qualidade do ar. Possui carteira de quatro mil clientes em 25 Estados brasileiros e em algumas cidades sul-americanas. Funciona em duas sedes próprias, cada uma com mais de 200 metros quadrados. Nada mal para um engenheiro industrial que começou a empreender com sócios numa pequena área de 35 metros quadrados em Aparecida de Goiânia.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!