Emissão de vistos prioriza qualificação

15 de fevereiro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Levantamento do site G1 com base em estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revela que 94,6% dos vistos de trabalho para estrangeiros, emitidos pelo governo brasileiro nos últimos quatro anos, foram para profissionais com nível de escolaridade avançado.

Só em 2012, das 73 mil licenças de trabalho concedidas, 68 mil foram para trabalhadores com ensino técnico profissional, superior incompleto e completo, pós-graduação, mestrado ou doutorado.

Para atender a demanda do mercado por profissionais qualificados de outros países, o governo simplificou o sistema de requerimento de visto, instituindo o Cadastro Eletrônico de Empresas para facilitar o envio dos documentos necessários.

Segundo o MTE, o número de vistos para trabalhadores estrangeiros subiu 3,54% no último ano. O governo federal vê com bons olhos a chegada desta mão de obra qualificada. De acordo com Paulo Sérgio de Almeida, coordenador geral de imigração do Ministério do Trabalho e presidente do Conselho Nacional de Imigração (CNig), esses profissionais vêm exercer profissões nas áreas de gerência e supervisão em empresas que demandam conhecimento não disponível no País.

Fonte: G1

 

 

Deixe um comentário!