Em Brasília, ministro debate a má burocracia

26 de março de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O ministro da Micro e Pequena Empresa Guilherme Afif participou na manhã desta quarta-feira, 26, do Seminário Panorama da Economia Brasileira, em Brasília. O evento foi realizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, e teve como um dos principais focos a burocracia e os encargos na atividade comercial.

Afif participou do painel “Problemas Conjunturais e Possíveis Soluções” que abordou a “via crucis” do empreendedor brasileiro. Em sua fala, Afif lembrou que a MPE tem sido responsável pela manutenção e o crescimento do emprego no Brasil, mas ainda é prejudicada pelas dificuldades como os excessos burocráticos e a alta carga tributária.

“O maior inimigo da micro e pequena empresa é esse manicômio burocrático que acabamos criando no país”, disse o ministro. “Há uma fúria regulamentatória de tudo, e isto atinge duramente os menores porque eles não têm estrutura para arcar com isso todo santo dia, em todos os tipos de orgãos da União, do Estado e do Município. Dentro dessa visão, tudo o que se fizer para aliviar, terá uma resposta muito rápida”.

Afif também falou sobre as propostas da Secretaria da Micro e Pequena Empresa para facilitar a vida dos pequenos empresários, mehorar o tempo de abertura e fechamento de empresas e reduzir a burocracia:  “O grande problema do Brasiil é que a má burocracia não confia, não acredita , não capacita e, por fim, não fiscaliza. Por isso temos que partir do critério de que precisamos confiar nas pessoas”, afirmou.

Deixe um comentário!