Brasília paga cinco vezes mais impostos

4 de setembro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Pelo 15º ano consecutivo, Brasília se destacou pela maior arrecadação por habitante entre 1º de janeiro e 29 de agosto. Este ano os moradores do DF desembolsaram, em média, R$ 26 mil com tributos. O cálculo foi divulgado pelo IBPT no início desta semana.

Para o estudo comparativo, o instituto leva em conta o valor total em impostos pagos em cada unidade da federação e a população local, com base em dados do IBGE. Este ano, o índice de Brasília supera em cinco vezes a média nacional, de R$ 5.146,60.

A explicação para esta diferença está no fato do DF ser o centro político-administrativo do país. Além disso, metade da massa de salários da capital se concentra no setor público e, por isso, é completamente tributada. “Em Brasília, como boa parte dos impostos são recolhidos na fonte, não tem como o indivíduo deixar de pagá-los. É uma arrecadação certa”, comenta o coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral. Já o professor da UnB José Carlos Oliveira acrescenta também o poder de consumo do brasiliense entre as justificativas.

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um comentário!