Brasil precisa de especialistas em TI

14 de março de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A um ano da Copa do Mundo e a três da Olimpíada, o Brasil vem experimentando uma defasagem de profissionais de tecnologia da informação e comunicação (área conhecida pela sigla TIC) em relação às vagas disponíveis neste mercado. A constatação é das principais empresas da área de TIC, que enfrentam grandes dificuldades para contratar profissionais nesse setor. Apenas na área de redes e conectividade, o número de vagas não preenchidas deve triplicar até 2015, e a demanda por trabalhadores excederá em 32% a oferta. O ritmo de formação de novos profissionais no Brasil não acompanha o crescimento da busca de especialistas: o País tem cerca de 22 mil novos formandos a cada ano, enquanto a demanda é por 40 mil.

Uma das soluções encontradas para tentar reverter um pouco este quadro é buscar profissionais no exterior, aproveitando o fluxo cada vez maior de trabalhadores estrangeiros que buscam emprego no Brasil por conta da crise econômica mundial. Para facilitar a concessão de vistos de trabalho para estrangeiros, o Conselho Nacional de Imigração instalou nesta terça-feira (12) uma comissão para atender esta oferta de mão de obra externa.

Os dados do Ministério do Trabalho revelam que no ano passado a concessão de vistos de trabalho para imigrantes tiveram aumento de 26%. A maioria desses profissionais vem da Espanha, de Portugal e da China.

“No Brasil, a gente tem falta de mão de obra qualificada. Isso historicamente tem sido um problema para o crescimento do país”, afirma o professor de Relações Internacionais Reginaldo Nogueira.

Fontes: O Estado de S. Paulo e Bom Dia Brasil

Deixe um comentário!