Brasil é campeão em encargos trabalhistas

25 de fevereiro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Sabe aquela diferença brutal entre o salário bruto e líquido no contracheque dos trabalhadores com carteira assinada? Uma auditoria mundial acaba de divulgar uma explicação que não causa surpresa: o Brasil lidera o ranking dos países com os encargos trabalhistas mais pesados em um grupo de 25 nações.

Elaborada pela rede internacional de contabilidade UHY, a pesquisa mostra que o Brasil desponta como líder mundial ao pagar, em média, 57,56% do valor bruto do salário em tributos, enquanto a média global é de 22,52%.

Em números, isso significa que, ao pagar um salário anual bruto de US$ 30 mil, o empresário brasileiro paga US$ 17,267 adicionais de contribuições trabalhistas.

Para o representante da consultoria UHY, Erick Waidergrom, esse volume de contribuições acaba influenciando o aparecimento de trabalhadores informais e barra o empreendedorismo, porque onera muito o empresário. “A redução de custos extras sobre os salários estimularia a criação de empresas e, consequentemente, de novas vagas”, diz ele.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Deixe um comentário!