“Balcão virtual” vai ao ar no segundo semestre

22 de janeiro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O portal Empresa Simples, que vai facilitar a vida dos pequenos empreendedores, deve entrar em atividade no próximo semestre. A previsão é do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif. A ferramenta vai permitir que micro e pequenos empresários cataloguem seus produtos e serviços e ampliem o mercado disponível para o setor. O governo federal possui dados cadastrais de todas as empresas, e agora só é preciso criar um ambiente no qual as informações de produtos e serviços possam ser coletados e divulgados.

Chamado desde já de “praça eletrônica”, o site vai conjugar o ambiente de negócios com um espaço onde os empreendedores possam abrir e fechar empreendimentos no País inteiro. Será possível legalizar uma empresa, incluindo a permissão do da prefeitura para exercício imediato das atividades, registro na Junta Comercial, inscrição no CNPJ, nos fiscos estadual e municipal e para licenças de funcionamento.

Segundo Afif, o sistema que abrigará o portal e que servirá de base para o registro de empresas no País estará pronto em junho, e a adesão ficará sob responsabilidade de cada estado.

O portal também será a principal arma para incorporar ao mercado formal 1 milhão de pequenos negócios por ano. “A meta é baixar o prazo de abertura de empresas de 107 dias para o máximo de cinco dias”, diz Afif. Em um ano, espera-se que o Brasil possa se posicionar entre os 30 países que mais apoiam o empreendedorismo no ranking do Banco Mundial.

Fontes: O Estado de S. Paulo e Valor Econômico

1 comentário para ““Balcão virtual” vai ao ar no segundo semestre”

  1. Mario disse:

    Caro Afif, as ME e PME nao aguentam mais nem o SIMPLES, imposto unico é a solução 2% e só

Deixe um comentário!