As lições de um metaleiro empreendedor

29 de janeiro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Nesta terça-feira milhares de jovens reuniram-se na Campus Party Brasil, que acontece no Anhembi em SP, para assistir à palestra sobre empreendedorismo de Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden.  O músico conquistou o público com sua fala no palco principal e deu dicas para os participantes que pretendem abrir um negócio.

Para ele, que além de cantor de uma das maiores bandas de heavy metal do mundo também é aviador, historiador, escritor e dono de uma empresa de serviços de aviação, a chave do sucesso é ter atividades diversas. Recentemente, Bruce também lançou a marca de cerveja própria da banda que lidera.

Eis algumas das principais dicas dadas pelo empresário durante a palestra:

– Adapte-se aos novos mercados e invista em relacionamento para conquistar os clientes de forma que eles se tornem fãs da sua empresa: “Seja lá o que você acha que você vende, o que você vende é relacionamento”.

– Agregue valor à sua empresa: “Você precisa descobrir qual é esse valor. Ele precisa te tornar único, especial e se diferenciar no mercado”

– Criar e inovar são imprescindíveis para a sobrevivência de uma empresa: “Se um negócio não tem algo novo, outro o terá”.

– Às vezes, olhar para o passado pode ser a solução. Ele citou como exemplo os celulares mais antigos, com baterias que duram dias e são procurados por consumidores que  desejam aparelhos que ofereçam apenas funções básicas: “Nem sempre é preciso pensar fora da caixa para ter sucesso”.

– A acomodação pode matar o seu negócio. Fique de olho em novas oportunidades: “Você precisa aprender o básico que crie um diferencial para todos”.

Para a plateia, ele explicou como aproveitar melhor a participação nesse que é o maior evento de tecnologia e inovação do mundo: “Não fique o tempo todo anotando tudo o que estão falando nas palestras. A única coisa que isso vai fazer por você é encher sua cabeça de bobagens. Vá nos seminários em que o assunto possa acrescentar algo ao que você já sabe, e que você goste, porque sem imaginação não há invenção. Fale com as pessoas, conheça quem está aqui. Eu tenho certeza – em algum lugar nessa semana está escondida uma ideia de um bilhão de dólares. Tudo o que vocês precisam para criar algo absolutamente brilhante está nesse mundo em que vocês se encontram agora. Observação é a chave. Sejam curiosos!”, recomendou Bruce.

A Campus Party Brasil continua até 2 de fevereiro, com palestras e oficinas, e conta ainda com a participação de mega empreendedores como Silvio Meira, presidente do Porto Digital e fundador da rede de investidores Ikewai, e John Lunn, diretor da PayPal, entre outros. Acompanhe o evento pelo site oficial ou pelo portal Tech Tudo.

Fontes: IG, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Tech Tudo e Época Negócios

Deixe um comentário!