Artistas independentes buscam a formalização

22 de outubro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

As vantagens da formalização têm atraído cada vez mais profissionais que pretendem conciliar a carreira artística com uma empresa regularizada.

Desde julho de 2009, cerca de 20 mil profissionais ligados a área de economia criativa abriram suas próprias empresas. Só no período de junho de 2011 a junho de 2013, o crescimento dos MEIs entre artistas independentes foi de 270%. Entre produtores teatrais, o aumento foi de 576%. Já entre músicos, a porcentagem foi de 342%.

Além destes profissionais, atores, humoristas, técnicos em iluminação e em sonorização, diretores de teatro e de audiovisual também passaram a encarar seus trabalhos como negócios a serem geridos de maneira regularizada e com práticas de gestão como a de outras empresas.

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, é importante estar atento à gestão de um produto. “Você pode ser um excelente instrutor de artes cênicas, um músico ou um humorista, mas para alcançar o sucesso com seu negócio é preciso investir em capacitação e gestão empresarial. Com conhecimento é mais fácil empreender”, afirma.

Fontes: Sebrae e Folha de S. Paulo

Deixe um comentário!