Arrecadação recorde prejudica turismo nacional

24 de janeiro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Na hora de escolher a viagem de férias, o brasileiro tem preferido viajar para o exterior em vez de conhecer o próprio país. A razão é o preço.

Nas agências, um pacote de Carnaval para Salvador fica um pouco mais caro do que o mesmo período de viagem para Lisboa ou para a Turquia. Cinco dias no Pantanal custam mais do que na Argentina. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife ou Fortaleza estão com tarifas iguais ou maiores do que Paris, Nova York, Orlando, Las Vegas e São Francisco. Assim, ao comparar o custo benefício, o brasileiro vem preferindo sair do país.

O saldo é negativo para a economia nacional, pois quando o turista deixa de viajar pelo próprio país, o dinheiro também circula menos por aqui. Para a Associação Brasileira de Hoteis (ABIH), além da questão cambial, o alto custo das viagens se deve em boa parte ao peso dos impostos.

A arrecadação recorde de tributos do governo, pelo terceiro ano consecutivo, é a prova disso. No total, os brasileiros pagaram no ano passado R$ 1.029 trilhão em impostos. A explicação do governo foi o aumento da renda e das vendas no comércio.

Segundo cálculos da agência de consultoria Economática, esse valor daria para praticamente comprar as cinco maiores empresas de capital aberto do Brasil (Ambev, Petrobras, Vale, Itaú e Bradesco), cujo valor de mercado soma R$ 1,054 trilhão – o mesmo montante da arrecadação total.

Fontes: Bom Dia Brasil e Istoé Dinheiro

Deixe um comentário!