Aliança Brasil-Portugal mostra resultados

12 de setembro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

As exportações de Portugal para o Brasil estão em franca ascensão, tendo atingido a marca de 1,58 bilhão, segundo informação do site português do “Ministério de Negócios Estrangeiros”. O equilíbrio na balança comercial bilateral, apesar da atual crise europeia, é resultado do investimento português nas relações com o Brasil, considerado um parceiro importante na recuperação econômica do país europeu.

Em matéria na revista Exame, o chanceler português Paulo Portas declarou: “É extraordinário que Portugal consiga aumentar as exportações quando a economia está em recessão, e a maioria dos mercados importantes na Europa está em recessão ou estagnação”, disse. Já para o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal do Distrito Federal, Fernando Brites, as empresas brasileiras e o governo deveriam olhar com mais atenção para Portugal. “O Brasil precisa botar um pé em Portugal para alcançar a Europa”, afirmou à Agência Brasil.

Segundo Afif, “Portugal tem grande interesse em incrementar relações com o Brasil, principalmente agora no processo de ajustes, quando eles precisam privatizar a TAP e incrementar um novo porto que poderá ser uma porta de entrada de produtos brasileiros em Portugal. A TAP tem uma importância estratégica por ser uma companhia europeia e, se for adquirida por brasileiros, será o acesso do Brasil ao mercado europeu e africano, via Itália. Porém, a importância maior é a defesa da união do Mercado Comum Europeu com o Mercosul, que também interessa muito à Espanha, país que tem fortes investimentos na América Latina. Mas como o país que tem peso da América do Sul fala português, a relação Brasil-Portugal nesta aliança é muito importante, pois dá um peso a Portugal que ele não tem hoje, no relacionamento com a comunidade europeia”.

Deixe um comentário!