Afif quer criar Simples Internacional

21 de junho de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Diante da predominância das grandes corporações nos processos de Globalização, Afif quer propôr a criação do SIMPLES Internacional para inclusão das pequenas empresas no mercado global. O objetivo é permitir aos micro e pequenos empresários do Brasil, da América Latina, do Caribe, de Portugal, da Espanha e dos países africanos de língua portuguesa realizar transações comerciais com base em um novo modelo de comércio internacional.

A ideia de Afif contempla o tratamento recíproco – alfandegário e tributário – entre esse conjunto de países. Para ser aplicado, o modelo prevê o porte da empresa, e não o tipo de produto. A implementação vai exigir o mínimo de burocracia e tributação sobre o fluxo de negócios realizado diretamente entre as empresas.

Para viabilizar os negócios, está prevista a construção de um Portal que será uma grande “praça de negócios virtual”. Nesta ferramenta, compradores e fornecedores poderão se aproximar e catalogar produtos.

Uma vez fechado o negócio, a operação entre as MPEs ocorrerá através de um documento único, a ser adotado entre os países que celebrarem bilateralmente o novo e inédito modelo, cuja característica maior será a simplicidade.

Para Afif, a inserção das MPES no processo de globalização vai incrementar a competitividade do setor. Em relação ao Brasil, por exemplo, é significativo o fato de as micro e pequenas empresas, que asseguram 53% dos empregos no País, contribuírem com apenas 20% do PIB. Quanto à exportação, é inferior a 1% do total.

O novo modelo de comércio internacional, exclusivo para as MPES, resultará, na prática, no estabelecimento de uma Zona Eletrônica de Livre Comércio entre micro e pequenas empresas, garantindo assim a participação efetiva do segmento no comércio internacional.

Deixe um comentário!