Afif participa de fórum mundial no BNDES

8 de abril de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, participou nesta terça-feira, 8, do segundo dia do encontro anual do Montreal Group, um fórum mundial de instituições financeiras de desenvolvimento voltado para empresas de micro, pequeno e médio porte, que foi realizado no Centro de Estudos do Ventura, no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), no Rio de Janeiro.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, abriu os trabalhos e saudou o ministro Guilherme Afif, que proferiu palestra na manhã desta terça-feira.

“O ministro tem uma longa trajetória em defesa de uma ação e desenvolvimento institucional em prol da pequena empresa em sua carreira. Mais que experiência, ele tem ousadia e ideias audaciosas”, afirmou. Para o presidente, o desenvolvimento das empresas de menor porte é fundamental para a inclusão socioprodutiva.

Em sua palestra, o ministro destacou a importância das MPEs para a geração de emprego e renda. “Elas são 8 milhões. Se cada uma gerar um emprego, teremos 8 milhões de empregos, o equivalente a 25% dos postos de trabalho no setor privado, beneficiando 32 milhões de famílias”, argumentou.

Afif apresentou a estratégia do governo de incentivo às micro e pequenas empresas, baseada na simplificação e desburocratização. “Burocracia é que nem colesterol: tem a boa e tem a ruim”, comparou. “A boa é a que lubrifica as artérias e a ruim é a que entope as artérias e faz o sistema econômico e social infartar”.

O ministro também defendeu o apoio à inovação, apontou as garantias para concessão de crédito às micro e pequenas empresas e anunciou o lançamento, na próxima semana, pela presidenta Dilma Rousseff da parceria com o programa Pronatec Aprendiz.

O encontro anual do Montreal Group termina nesta quarta-feira.

*Com informações do BNDES

Deixe um comentário!