Afif debate desburocratização trabalhista

8 de agosto de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Em virtude da concorrência da China, os trabalhadores do setor de transformação estão preocupados com a possibilidade de fechamento de vagas nas micro e pequenas empresas. Também contribui para aumentar o receio de químicos e metalúrgicos o fato de as elevadas cargas tributária e burocrática existentes no Brasil resultarem em perda de competitividade.

Para debater sobre estas questões, Afif deu início ao processo de entendimento com as entidades sindicais ao reunir-se em 2 de agosto com o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, e lideranças do setor de comércio. A agenda do encontro foi a desburocratização dos contratos de trabalho com base nos preceitos do SIMPLES.

Dando sequência a esse processo, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa deverá se reunir nesta sexta-feira, na sede da CUT, em São Paulo, com o presidente da seção paulista da entidade Adi dos Santos Lima, e com diversas lideranças sindicais, entre elas os presidentes dos Sindicatos dos Metalúrgicos e dos Químicos. O objetivo é traçar estratégias destinadas a garantir a estabilidade dos empregos nos dois setores.

Durante o encontro será debatida a elaboração de uma proposta única para aplicar os princípios do SIMPLES aos contratos de trabalho das micro e pequenas empresas, sem mexer, no entanto, nos direitos trabalhistas já conquistados pelos trabalhadores.

Deixe um comentário!