59% não sabem como regularizar empresa

10 de julho de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Pesquisa encomendada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em todas as capitais brasileiras revela que metade (49%) dos trabalhadores ilegais não sabe sequer o que fazer para regularizar o próprio negócio. O estudo revela que 46% dos trabalhadores informais nunca ouviu falar, por exemplo, sobre o Microempreendedor Individual (46%).

Quando perguntados sobre as principais razões para se manterem na ilegalidade, as respostas mais frequentes são o alto custo e a burocracia para o processo. Na avaliação do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, isso só reforça o dado de que eles realmente desconhecem as ferramentas de regularização. “Na maior parte dos casos, o custo inicial para ter um negócio registrado é praticamente zero e o trabalhador pode iniciar o cadastro pela internet. Ou seja, existe um desconhecimento, apesar das excelentes ferramentas oferecidas pelo governo”, explica.

A pesquisa revela que três em cada cinco (61%) trabalhadores informais pretendem fazer investimentos no próprio negócio este ano. No entanto, 75% afirma que para isso vai ter que colocar a mão no próprio bolso, enquanto que apenas 14% vai recorrer a bancos ou financeiras.

Ao se manter na clandestinidade, o trabalhador informal não consegue crédito em instituições financeiras e perde a oportunidade de ampliar o próprio negócio, além de deixar de ter acesso a benefícios como direito à aposentadoria, auxílio maternidade, emissão de nota fiscal ou possibilidade de ter funcionários registrados.

Para o SPC, o estudo mostra a necessidade de intensificar o trabalho de esclarecimento junto a esses trabalhadores informais. Representantes das entidades responsáveis pela pesquisa vão apresentar os resultados ao governo para debaterem maneiras de ampliar o acesso às informações sobre as ferramentas disponíveis para formalização.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CNDL e SPC Brasil

Deixe um comentário!