Auxílio Brasil será fundamental para lidar com efeitos da pandemia em 2022, afirma Guilherme Afif

22 de novembro de 2021
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O assessor especial do Ministério da Economia Guilherme Afif afirmou, na manhã desta segunda-feira (22/11), que o Brasil vai desmentir todos os dados pessimistas que estão sendo divulgados atualmente. “É só diminuir o ruído político que a atividade econômica vai responder, basta ver o crescimento do setor”, assegurou Afif em referência ao setor atacadista. O assessor também ressaltou a importância do Auxílio Brasil, novo programa social do governo federal. As avaliações foram feitas durante o Encontro de Valor promovido pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad).

Representando o ministro da Economia, Paulo Guedes, Afif destacou a importância da Abad como distribuidora atacadista que chega na ponta e representa o termômetro sensível do Brasil real que sempre surpreende. “No Brasil temos mais acostamento do que pista, exatamente porque quando você pensa que acabou a pista e vamos para o precipício, tem um enorme acostamento que segura. É essa economia real lá na ponta”, enfatizou o assessor.

Afif ressaltou que, por ter a sensibilidade do “Brasil real”, as empresas do setor sabem da importância do Auxílio Emergencial e da necessidade de prosseguir com o programa. “O Auxílio Brasil, se coincide com época de eleição não importa. Será fundamental em 2022 para lidar com os efeitos colaterais da pandemia”. E acrescentou: “A população sofre as consequências da Covid-19. Se diretamente estamos controlando a moléstia, ainda temos efeitos colaterais muito sérios a serem administrados, entre eles a fome”.

Guilherme Afif agradeceu ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), presente no evento, pelo trabalho realizado frente à Casa. “Hoje temos uma Câmara reformista, graças ao seu firme comando para que pudéssemos sair de todas as ciladas preparadas pelo processo econômico em meio à pandemia”, disse Afif ao destacar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios. “Esperamos que seja aprovada no Senado”, acrescentou.

O presidente da Abad, Leonardo Miguel Severini, apresentou os números do setor atacadista, que ao longo dos últimos 20 meses manteve-se ativo mesmo nos meses mais críticos da pandemia, cumprindo a sua missão de abastecer o país. “Atingimos em 2020 um crescimento nominal de 5,2% sobre o ano anterior, com faturamento total de R$ 287 bilhões”, afirmou Severini.

Fonte: Ministério da Economia

Deixe um comentário!