Educação para o trabalho já beneficiou mais de 100 mil
O Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) beneficiou mais de 100 mil pessoas desde 2008, quando foi reformulado por Guilherme Afif.
O PEQ oferece capacitação profissional para quem está desempregado. Os cursos, gratuitos, foram escolhidos através do Diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional feito pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho em parceria com a Fundação Seade.
As duas instituições pesquisaram junto a prefeituras e outros órgãos quais eram os setores que mais precisavam de qualificação no Estado.
O PEQ, que oferece cursos em áreas como indústria, construção, turismo e informática, atende desempregados entre 30 e 59 anos de idade que não concluíram o ensino fundamental. Esse é o grupo com mais dificuldade em encontrar emprego, de acordo com o estudo da Secretaria.
Para ministrar os cursos, foram contratadas as instituições especializadas em educação voltada para o trabalho: Centro Paula Souza; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT); e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
Quando assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Afif aproveitou a ideia do PEQ e ajudou a conceber o Via Rápida Emprego, que atualmente tem carretas móveis com laboratórios que se deslocam pelo interior paulista.
Para conhecer os programas acesse: