Na hora, quanto o Brasil arrecada de impostos
Até há bem pouco tempo a população não sabia o quanto a União, Estados e Municípios arrecadavam de impostos durante o ano. Isso era ruim porque mascarava a cobrança abusiva em cima dos produtos que consumimos em nosso dia a dia. Por isso, quando estava na presidência da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Afif implantou, em 2005, o Impostômetro – painel que mostra, em tempo real, o quanto a população paga em impostos. A ideia deu tão certo que outros estados aderiram ao projeto.
O Impostômetro marcou o início da campanha De Olho no Imposto, para conscientizar a população sobre o quanto ela paga em tributos. Mais de 1,5 milhão de pessoas aderiram.
O sucesso da mobilização levou Afif a apresentar um projeto de lei ao Senado para regulamentação do parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição (de sua autoria quando deputado constituinte), exigindo que na nota fiscal conste o valor do imposto pago por cada produto ou serviço.
O projeto ficou parado no Congresso até o final de 2012 quando, finalmente, foi aprovado e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff – após mobilizações como o “Não Veta Dilma”, ato liderado por Afif e apoiado por entidades como associações comerciais.
O painel está localizado na Rua Boa Vista, no centro da cidade de São Paulo, e pode ser visto também na internet: http://www.impostometro.com.br/