As últimas novidades da indústria automotiva já podem ser conferidas pelo público, com a abertura da 27ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, o maior e mais importante evento deste setor na América Latina. Os apaixonados por carros poderão apreciar de perto 500 carros expostos, de 49 diferentes marcas.
Diante da crise econômica mundial, o setor automotivo tem o Brasil como referência para expandir as fronteiras de seus investimentos, ampliar vendas e alargar a participação no mercado global. De acordo com projeções da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (ANFAVEA), o mercado brasileiro trabalha com projeção de crescimento de 4% a 5% nas vendas em 2012, superando a marca de 3,63 milhões de veículos vendidos no ano passado.
Caso os projetos anunciados nessa edição do evento se confirmarem, o Brasil poderá abrigar, nos próximos anos, mais nove fábricas de automóveis. As principais marcas europeias e asiáticas estão de olho no crescente mercado brasileiro que poderá tornar-se o terceiro maior mercado mundial de carros. A JAC Motors, Chery, Suzuki e Mitsubishi já confirmaram fábricas na Bahia, São Paulo e Goiás, respectivamente.
Como estímulo, as montadoras que tiverem fábricas instaladas no Brasil também poderão se beneficiar da redução do IPI. Anunciado em abril, o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) legisla que as montadoras invistam em pesquisa, desenvolvimento, engenharia nacional e produzam carros mais econômicos e menos poluentes para terem direito aos incentivos fiscais oferecidos pelo novo regime automotivo. A medida, que passará a valer a partir de janeiro de 2013, visa impulsionar a indústria nacional.
Fontes: IG, Correio Braziliense e O Estado de S. Paulo