O Sebrae, Ministério do Turismo e a Embratur reúnem até esta quarta-feira (5) gestores públicos, coordenadores dos projetos de destinos turísticos inteligentes, lideranças, empresários e universidades no Turismo Summit 2018. O evento debate a transição do setor, que se apropriou das plataformas multicanais para facilitar e potencializar a experiência de viagem. Na oportunidade, foi oficializado Convênio de Cooperação Técnica entre as entidades, que destinará R$ 200 milhões para promover o aumento da competitividade das micros e pequenas empresas da cadeia produtiva do setor.
A abertura, realizada na terça-feira (4), contou com a presença do presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, da presidente da Embratur, Teté Bezerra, e do deputado e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, Herculano Passos. Afif destacou a importância da assinatura do acordo em prol dos empresários de micro e pequenas empresas: “A junção de esforços e recursos é fundamental. Estamos dando um passo para maior integração das ações e, assim, realizarmos políticas territoriais. Fechamos o acordo em cima de roteiros, onde vamos trabalhar com agentes públicos e privados”.
Lummertz frisou o papel do turismo para o desenvolvimento econômico, sendo responsável pela geração de um em cada cinco empregos no mundo na última década. “O turismo é uma das duas grandes vantagens competitivas do Brasil, mas precisa evoluir. Somos um país ainda muito fechado e isso atrapalha o crescimento do Brasil e do setor”, declarou o ministro do Turismo. A presidente da Embratur, Teté Bezerra, reforçou a união das entidades públicas e privadas no processo de desenvolvimento das atividades turísticas: “O setor é formado, em sua maioria, por pequenas e médias empresas. Portanto, o Convênio de Cooperação Técnica que celebramos hoje tem o objetivo de aumentar a competitividades dos micro e pequenos empreendedores no setor”.
A programação seguiu com palestras e painéis. A líder de insights para a indústria de turismo no Google Brasil, Aline Prado, concedeu a primeira palestra da manhã: “Turismo na era digital”. “O turista está mais exigente. Os novos modelos, como o Airbnb, quebraram a relação de que o mais caro é o melhor. O consumidor de hoje busca experiências”, explicou. Em seguida, o painel “Governança – Gestão turística inovadora” recebeu Margareth Carvalho, coordenadora de turismo do Sebrae RJ; Vania Ferreira Baddini, proprietária do restaurante Don Phillipe Gastronomia; Richard Alves, secretário de Turismo de Porto Seguro (BA). O bate-papo foi mediado por Ana Luiza Lopes, do Sebrae Nacional.
Na parte da tarde, o painel “Mercado turístico – Jornada da experiência do turista” trouxe Mário Gárcia Villar, chefe de departamento de Big Data da Associação Empresarial Hoteleira de Benidorm, Costa Branca e Comunidade Valenciana (HOSBEC). Villar apresentou o case sobre o uso da big data para conhecer o turista que visita Benidorm, município localizado na Espanha. O trabalho do departamento consiste em maximizar as possibilidades oferecidas pelas mais recentes tecnologias e coletar informações para melhorar as estratégias de promoção do destino. Também participaram Marta Poggi, fundadora do Blog Agente no Turismo e Sócia da Strategia Consultoria; Leonardo Marques, fundador do site Melhores Destinos; e o moderador Mateus Braga, diretor executivo de criação da Isobar.
Para fechar o dia, o diretor de administração e finanças do Sebrae, Vinicius Lages, moderou o painel “Tecnologia no turismo: Integração e comercialização da oferta de produtos e serviços em ambiente virtual”. Segundo Lages, as mudanças no meio tecnológico tiveram impacto significativo em diversos campos, tornando necessária, cada vez mais, a integração nos processos de dados, serviços e ofertas turísticas. “Não há como ter uma vivência turística no Brasil sem habilitarmos o conjunto de atores que constituem o setor”. Participaram do debate Rafael Moura, coordenador comercial da Omnibees Distribuição e Marketing Hoteleiro; Natália Farias Ribeiro, coordenadora comercial do Hotel Urbano; e Fernando Tanaka, CEO do Decolar.com.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias