Ao perceber a necessidade de dominar um segundo idioma para atender o fluxo de turistas na Copa de 2014, muitos taxistas vêm buscando aprender uma nova língua de forma autodidata. Para atender a esta demanda, e diante da dificuldade de encontrar taxistas que saibam se comunicar na língua dos passageiros estrangeiros, o Sebrae lançou o programa “Taxista Nota 10”, que possibilita aos motoristas o aprendizado e prática de um novo idioma até mesmo durante o expediente, entre uma corrida e outra.
Em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o programa oferece cursos de inglês e espanhol gratuitos nas 12 cidades-sede da Copa.
No curso, o taxista recebe um kit composto por um caderno de estudo, um de exercícios e um CD de áudio com todos os diálogos das aulas. O conteúdo é todo voltado para situações do dia a dia dos profissionais, focado nas dificuldades mais básicas de comunicação. A duração mínima é de três meses e a máxima de um ano, dependendo da disciplina e do ritmo de cada estudante.
O programa foi lançado em outubro de 2011 e tem como objetivo atender 80 mil motoristas até 2014. Além dos cursos de idiomas, o “Taxista Nota 10” oferece também o curso de gestão de negócios, com duração de 15 meses, com informações sobre empreendedorismo, turismo e hospitalidade, gestão financeira, administração do tempo e marketing pessoal. A última folha de cada edição traz um selo que, colecionado pelo taxista, dá direito a um adesivo “Taxista Nota 10” para ser colado no para-brisa.
Fonte: Valor Econômico