Nos últimos anos, 76% dos pequenos negócios criados no Brasil sobreviveram aos dois primeiros anos de vida. A conclusão é do estudo “Sobrevivência das Empresas”, divulgado nesta quarta-feira, 10, pelo Sebrae. O resultado mostra que as micro e pequenas empresas são cada vez mais capazes de superar as dificuldades dos primeiros dois anos, quando ainda não são conhecidas no mercado, não possuem carteira de clientes e os empreendedores ainda têm pouca experiência em gestão.
Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, o Supersimples é um dos fatores que contribuiram para isso, ao dar tratamento diferenciado e melhores condições aos pequenos negócios através da redução de impostos e da unificação dos tributos em um só boleto. O aumento da escolaridade no Brasil como um todo e a força do mercado interno também contribuíram para impulsionar as empresas brasileiras nos últimos anos.
MPEs da Região Sudeste chegam a 78%
A região com maior número de empresas que venceram a barreira dos dois anos de vida é a Sudeste, onde também se concentra a maior quantidade de pequenos negócios. Nessa região, o índice de sobrevivência atingiu 78%. Em seguida está o Sul do país, com taxa de 75,3%, depois o Centro–Oeste (74%), Nordeste (71,3%) e Norte (68,9%).
Preparar a entrada no mundo dos negócios é o primeiro passo para ter sucesso. Veja dez dicas para a sobrevivência da empresa:
1) Planeje-se sempre;
2) Respeite sua capacidade financeira;
3) Não misture as finanças da empresa com as pessoais;
4) Fique de olho na concorrência;
5) Prospecte novos fornecedores;
6) Tenha controle do seu estoque;
7) Marketing não se resume a anúncio, invista em outras estratégias;
8) Inove, mesmo que seja um produto/serviço de sucesso;
9) Invista sempre na formação empresarial;
10) Seja fiel aos seus valores e ao do seu negócio . inclusive como parâmetro internacional.
Fonte: Sebrae