“Sempre que fiz curadoria foi para aprender coisas que me despertavam interesse”. A afirmação é do artista plástico Vik Muniz, conhecido do grande público por transformar lixo em obras de arte – além da retrospectiva que apresentou em 2009 no Masp, são dele as obras que apareciam na abertura da novela “Passione” da Rede Globo.
Agora, Vik é o curador da mostra inovadora “Buzz” que chega a São Paulo neste sábado, com foco na arte ótica. As imagens, ao serem observadas, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se. São 80 trabalhos de artistas deste movimento, que ganhou força nos anos 60.
Vik fez vir de Chicago para o Brasil, por exemplo, um trabalho de Marcel Duchamp, um dos precursores da arte conceitual da década de 1940.
Nesta exposição, ele também reuniu trabalhos de artistas imprescindíveis para o movimento, como o venezuelano Carlos Cruz-Diez e os brasileiros Abraham Palatnik e Almir Mavignier. Das 80 obras que reuniu para a exposição, apenas cerca de 60 devem ser vistas pelo público.
Convidado para trabalhar como curador da mostra pela galerista Nara Roesler, Vik Muniz já assinou outras curadorias mundo afora. Reuniu trabalhos e decidiu recortes em exposições no MoMA e no Metropolitan, em Nova York, e no Museu d’Orsay, em Paris.
Aproveite mais esta opção de cultura que São Paulo oferece, para conhecer este tipo de expressão artística.
Fonte: O Globo