Uma pequena fábrica de calçados infantis localizada em Nova York encontrou uma maneira criativa de ressaltar a qualidade de seu produtos e, ainda por cima, inserir a marca no rol dos negócios socialmente responsáveis. A marca Jojo’s incentiva os pais a devolverem os pares de sapatos quando eles não couberem mais nos pés de seus pequenos consumidores. Segundo a empresa, embora usado, seu produto é feito para durar por muitos anos. E ao invés de despachá-lo no lixo, que tal encaminhar o sapato para a doação em comunidades carentes pelo mundo?
De acordo com o site da rede norte-americana de TV Fox News, o mérito da ideia é da advogada Ama Yawson. Ela toca há um ano a Jojo’s com o marido Charles. Sua inspiração para a ação surgiu de viagens que fez a lugares pobres, como a Gana e Nicarágua. “Quando vi crianças descalças e expostas ao risco de contrair diversas doenças devido a não terem calçados, fiquei realmente interessada e fascinada pela ideia de criar essa empresa”, diz Ama.
Ela conta que, desde o início, a empresa atua com investimento próprio, recursos que eles tinham na caderneta de poupança, e que “como eles não conheciam muito desse mercado, tiveram que pesquisar muito e encontrar pessoas que eram apaixonadas por fazer sapatos para fazer parte de sua equipe”. Cada sapato da empresa leva cerca de 90 minutos para ser produzido, de forma artesanal.
Fonte: Estadão PME