PARANÁ – O Projeto Integrar, criado para desburocratizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas, será expandido para os principais municípios do Paraná, na sequência da implantação do piloto já implantado em Maringá. A ação visa introduzir no Estado a Rede Nacional de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim) e promover a simplificação das MPEs.
Com a visita do ministro da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, ao Paraná na última semana, o programa ganhou um reforço. Na ocasião, Afif declarou que a iniciativa paranaense ganha força graças à cultura empresarial adquirida nos últimos anos: “O Paraná, por conta de sua história no setor empresarial, será referência quanto à simplificação de constituições e alterações contratuais de empresas no Brasil”, ressaltou o ministro.
“Com a Redesim no Estado, o que vai viajar entre as entidades responsáveis pela liberação e legalização de uma empresa são as informações, e não mais o futuro empresário”, destaca o presidente do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), Vinicius Mazza. O órgão é responsável pelo apoio e articulações das Juntas Comerciais do Brasil e é subordinado à SMPE.
“Estamos caminhando para um avanço com relação ao empreendedorismo, com informações compartilhadas entre as principais entidades responsáveis pela legalização de empresas. Isso é um ganho enorme para o Paraná e, consequentemente, para o país”, afirma a secretária Municipal de Finanças, Eleonora Bonato Fruet, que acredita que o projeto vai promover uma grande evolução no setor empresarial no Estado.
Fonte: Agência de Notícias do Paraná