PERNAMBUCO – A circulação de turistas estrangeiros e brasileiros nas cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014, entre elas o Recife, irá gerar uma série de oportunidades para empresas já estabelecidas e para os negócios nascentes. Pensando nisso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae-PE) desenvolveu o projeto Iconografia Brasilidade. O objetivo da ferramenta, realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE), através do Marco Pernambucano da Moda, é explorar, antes, durante e depois da disputa o potencial econômico e social que o mundial de futebol representa para toda a cadeia produtiva do estado.
Segundo o Sebrae-PE, o projeto é inédito no Brasil e teve como foco a criação de 14 ícones cuja temática mescla elementos da cultura, tradição e história do Brasil e o tema futebol, como a bandeira brasileira, o canário, a arara azul e o pandeiro. Eles poderão ser utilizados livremente por microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs) para ilustrar produtos, que podem ser comercializados por toda a cadeia produtiva pernambucana de moda e confecção a acessórios e artesanato, envolvendo tanto criações mais populares como itens de luxo.
A iconografia, que faz parte do programa Sebrae 2014, foi desenvolvida por seis designers de várias regiões do estado, ligados ao Centro Pernambucano de Design (CPD), entre eles Adele Pereira, Chico Marinho, Danielle Simões, Guilherme Luigi, Marcelo Taubert e Renata Gamelo. Os ícones serão oferecidos de forma gratuita aos empresários por meio dos portais do Marco Pernambucano da Moda (www.marcopemoda.com.br) e do Sebrae-PE (www.pe.sebrae.com.br). Além das 14 imagens disponíveis, os empreendedores que desejarem ter acesso a ícones exclusivos podem se inscrever para participar de consultoria do programa Sebraetec.
Durante a apresentação do projeto Iconografia Brasilidade, os visitantes poderão conferir uma exposição com peças de moda e acessórios produzidas com os ícones desenvolvidos pelos designers que estarão à disposição dos empreendedores. Haverá, ainda, um bate-papo com Valéria Vargas, especialista em moda com foco em consumo e comunicação de marca. Valéria irá falar sobre o mercado internacional de moda e como algumas experiências que estão acontecendo no exterior podem ser replicadas com sucesso no Brasil.
A trajetória profissional de Valéria inclui passagem por empresas como Natura Cosméticos e no atendimento a organizações como Anna Pegova, Montblanc e Nivea, além de ter trabalhado com empresas internacionais como Coty Prestige e Procter & Gamble Prestige. No campo da moda, realizou imersão em alguns países para marcas internacionais como Jean Paul Gaultier, Oscar de La Renta, Calvin Klein, Lacoste, Dolce & Gabbana e Hugo Boss.
De acordo com o Sebrae-PE, o projeto Iconografia Brasilidade surgiu de uma constatação: a falta de brasilidade em produtos e serviços, principal problema encontrado pelo órgão em algumas das cidades-sede da Copa das Confederações 2013. Nesses locais, foram avaliados negócios de serviços, turismo e comércio durante os jogos da competição. Como resultado do trabalho, chegou-se à conclusão que relacionar os produtos e serviços à identidade e características brasileiras (a exemplo das cores ou características nacionais) é fundamental para lucrar durante a Copa de 2014, especialmente porque o turista estrangeiro espera passar por uma experiência autenticamente brasileira em tudo o que ele comprar ou consumir.
Fonte: Pernambuco.com
Olá,
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2014.
Na expectativa de atenção., aguardo contato.
À equipe SEBRAE, parabéns pela dedicação e emprenho!!
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Martha Caldeira
(81) 9842-0304