PIAUÍ – Para atrair mais visitantes, um projeto incentiva a qualificação na gestão dos negócios na área do turismo e da gastronomia na região de Teresina, no Piauí. Participam do projeto 43 restaurantes, agências de turismo e a rede hoteleira.
Um restaurante de Teresina aposta na culinária local, usando o capote, uma ave conhecida como galinha d’angola, na decoração e na maioria dos pedidos.
O proprietário, Paulo Tajra, entrou no ramo da gastronomia em 2001 e hoje tem uma rede de restaurantes segmentados. “Nós temos sete restaurantes, todos com gastronomia diferenciada, e sempre contamos com o apoio do Sebrae, que nos ajudava, nos auxiliava na parte de treinamento, qualidade de produtos em busca de melhores serviços”, diz Paulo.
O Sebrae criou um projeto para promover o turismo e a gastronomia do Piauí chamado “Caminhos entre rios”, que envolve empresas de sete cidades da região para qualificar a gestão dos negócios e atrair mais visitantes.
Com o projeto do Sebrae, o restaurante melhorou a manipulação dos alimentos e investiu no treinamento dos funcionários. “Nós temos focado muito nessa questão da qualidade do atendimento, da qualidade da alimentação e nós temos uma solução que é o nosso centro de qualidade Sebrae, onde se trabalha muito a questão da manipulação dos alimentos, das boas práticas na cozinha e isso tem melhorado muito o padrão dos restaurantes de Teresina”, diz Gilson Vasconcelos, do Sebrae de Teresina.
O capote é um dos pratos mais originais do Piauí. No restaurante ele é preparado frito, com arroz e ao molho pardo, e 60% dos clientes pedem a iguaria. “Esse prato aqui, que chama capote com arroz, é prato típico do Piauí, então eu sempre faço questão de vir aqui no restaurante. Realmente é muito bom”, diz o cliente Materson Silva.
Teresina fica longe do litoral, por isso a maior parte dos turistas vai à cidade por conta de negócios. De olho nesse público, que gosta de provar uma comida típica, o restaurante abriu um departamento especializado em eventos. Dependendo da época do ano, os gastos desse tipo de cliente representam 40% do faturamento da empresa.
De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, 30% dos turistas que visitam o Piauí são motivados por negócios. “O turista que vem até aqui está disposto a pagar por um bom serviço, por uma boa comida e isso acontece com muita frequência aqui”, diz Baísa Tajra.
Um dos objetivos do projeto “Caminho entre rios” é desenvolver novos roteiros turísticos e gastronômicos que atraiam mais visitantes à Teresina. Há potencial, já que o Piauí é o destino menos procurado pelos turistas que vão ao nordeste.
Turismo receptivo
Para atender clientes que têm recursos financeiros, mas pouco tempo livre, a empresária Bya Mello abriu uma agência de turismo receptivo. O Sebrae ajudou a empresária a definir o foco do negócio e hoje Bya organiza roteiros de acordo com a vontade do interessado, fechando os pacotes pela internet.
A empresa faz roteiro personalizado, fecha contrato e só chega até o cliente quando ele chega no aeroporto ou no hotel em Teresina. Também há roteiros individuais e para pequenos grupos de turistas.
O tour pela capital do Piauí começa por onde o contratante do serviço está hospedado. Teresina é conhecida como “cidade verde” por causa da grande quantidade de árvores, parques e praças, então o turista consegue admirar essa paisagem do alto da ponte estaiada. O mirante é a primeira parada da excursão.
Outra parada obrigatória é na central de artesanato. No local, o turista pode comprar produtos típicos do Piauí, como as joias feitas com opalas ou saborear a tradicional cajuína.
O final fica por conta do lugar que dá nome ao projeto de incentivo ao turismo. O encontro dos rios é uma das paisagens mais famosas do estado. Do lado esquerdo do rio fica o Piauí e do lado direito, o Maranhão. Nesse lugar se encontram dois importantes rios: o Parnaíba e o Poti.
É um dos principais pontos turísticos da região, mas está ameaçado, tanto que é possível ficar de pé no meio do rio porque o nível de água tem diminuído a cada ano. O incentivo ao turismo pode chamar a atenção para o problema.
Em 2012, só a pequena agência de Bya atendeu 160 clientes e faturou R$ 85 mil. “A gente agrega à Teresina, capital, o roteiro ‘caminho entre rios’, que fica nas cidades em torno da capital. Além disso, o nosso litoral, o delta do rio Parnaíba, o parque nacional de sete cidades e o parque nacional serra da capivara são os pontos do nosso estado do Piauí que a gente comercializa e oferece pro nosso turista.”
Fonte: G1