O sucesso do projeto “Brasil Original” durante a Copa do Mundo motivou o Sebrae a dar continuidade à ação com iniciativas de promoção comercial do artesanato brasileiro em todo o país, com a mesma marca. A ideia do “Brasil Original” é aproveitar os grandes eventos de visibilidade nacional e internacional como forma de estimular o desenvolvimento do artesanato brasileiro por meio da inovação, competitividade e acesso a mercados. A estratégia é elevar o patamar de qualidade do artesanato brasileiro e, ao mesmo tempo, buscar a melhoria da percepção e o valor do artesanato brasileiro pelo mercado.
“Vamos fazer uma grande loja no Rio de Janeiro durante as Olimpíadas e dar continuidade à estratégia em showrooms temporários no Natal, no Dia das Mães e em datas que o comércio está mais aquecido”, afirma Juarez de Paula, gerente da Unidade de Atendimento de Comércio e de Serviços do Sebrae.
Dados divulgados pela entidade apontam que os pequenos negócios faturaram R$ 570 milhões com a Copa do Mundo, e as lojas Brasil Original, montadas em 10 cidades-sede da competição, receberam mais de 600 mil visitantes, venderam mais de 141 mil itens e faturaram R$ 2,1 milhões. “O projeto foi um sucesso. O importante não é só o resultado da venda, que foi muito bom. O Brasil Original é uma estratégia de comercialização. Estamos formando um público consumidor e reposicionando o artesanato com produtos de qualidade com alto valor agregado e com a identidade cultural brasileira”, ressalta Juarez de Paula.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias