Três companhias estrangeiras que operam alguns dos principais aeroportos da Europa anunciaram nesta segunda-feira que vão participar do próximo leilão de privatização do Galeão (RJ) e Confins (MG).
São elas: a espanhola Ferrovial Aeroportos, uma das acionistas responsáveis pela gestão dos aeroportos de Londres, Heathrow, Glasgow, Aberdeen, Southampton e Stansted, no Reino Unido; a holandesa Schiphol, que administra o aeroporto internacional de Amsterdã, na Holanda; e a francesa Aéroports de Paris (ADP), administradora de 12 aeroportos com movimentação total de mais de 80 milhões de passageiros.
Além das companhias internacionais, a construtora brasileira Carioca Engenharia se uniu à GP Investimentos para apresentar uma oferta de empreendimento.
Previsto para setembro deste ano, a participação no leilão estabelece que, além da experiência mínima, a operadora estrangeira deverá ter pelo menos 25% de participação acionária nos consórcios.
A Infraero arcará com metade do valor dos investimentos totais ao longo dos contratos de concessão, pois permanecerá sócia, com 49% de participação. O edital definitivo está previsto para ser publicado em agosto.
Fontes: O Globo e Valor Econômico