Durante visita a SP em agosto, quando reuniu-se com Afif, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal Paulo Portas mostrou que o país luso tem grande interesse em estreitar relações com o Brasil para driblar a crise. Um exemplo disso é a iniciativa lançada pelo governo português para atrair investidores e empreendimentos brasileiros. Como incentivo, o país está oferecendo vistos de residência a empreendedores que apostem na economia portuguesa. Um dos objetivos desta ofensiva é atrair potenciais investidores no mercado imobiliário.
As condições para esta concessão incluem o investimento de pelo menos € 1 milhão no mercado financeiro ou abertura de um negócio que gere 30 empregos ou a compra de um imóvel de ao menos € 500 mil. O visto provisório valerá por cinco anos, com direito a solicitação de residência permanente depois deste período. O benefício entra em vigor em 8 de outubro.
Com a previsão de privatização de vários setores do sistema de infraestrutura até 2013, o governo português acredita que empresas brasileiras também possam ser atraídas por participações em estatais.
Fonte: Folha de SP