MPEs se destacam nas compras públicas

18 de novembro de 2013
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PARANÁ – Quase R$ 500 milhões foi o montante movimentado em 2012 por 11 entidades que participaram de processos de compras públicas em Ponta Grossa (PR). O resultado da pesquisa é uma das ações do Programa Compra Ponta Grossa. Participaram do levantamento 140 empresas de micro e pequeno porte e de diferentes segmentos da cidade e 11 instituições e órgãos públicos, a exemplo da ACIPG, Câmara Municipal de Vereadores, Companhia Ponta-Grossense de Serviços (CPS), entre outros. Já no Paraná, foram pesquisadas aproximadamente 1,5 mil empresas, incluindo Ponta Grossa.

A pesquisa com o mercado fornecedor apontou que apenas 26% das empresas participaram dos processos de compras públicas por meio de licitações nos últimos três anos, sendo que 78% delas venderam para a prefeitura, 35% para o governo do estado e 24% para o governo federal. Já as empresas que não participaram dos processos de compras públicas – 74% do total pesquisado – atribuíram o fato à falta de informação sobre compras (32%), falta de infraestrutura (14%) e de interesse (11%).

Das empresas pesquisadas e que já participaram de licitações, 63% delas obtiveram mais respeito e passaram ter mais referência no mercado, 50% delas elevaram o faturamento e o mesmo percentual conseguiram melhores condições do trabalho e do clima interno na empresa e 27% delas disseram ainda que elevaram o número de funcionários. “Notamos que é necessário criar um círculo virtuoso e fazer com que os negócios aconteçam e envolvam empresas locais. Com isso, mais dinheiro circula localmente, gerando mais emprego e renda”, frisou a vice-presidente do Comitê Gestor da Lei da Micro e Pequena Empresa em Ponta Grossa, Tônia Mansani, que no evento representou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Álvaro Scheffer.

A pesquisa revela ainda que muitos empresários deixam de participar dos processos de compras públicas por medo ou falta de informação. Um total de 45% acreditam a empresa não possui potencial, tamanho ou estrutura, 15% não confiam no processo, 13% não têm interesse em participar de vendas por meio de licitações e o mesmo montante considera o tempo de recebimento muito longo. O mapeamento também aponta quais são os dez produtos/serviços mais comprados na cidade. Dentre eles, aparecem obras e engenharia, alimentos e bebidas (exceto merenda escolar), remédios e produtos hospitalares, merenda escolar, combustíveis e lubrificantes, serviço de manutenção automotiva e peças, serviços de manutenção em geral, de propaganda e publicidade, de consultoria e treinamento e de agências de viagens.

“Queremos estabelecer um processo permanente de mapeamento, capacitação e negociação para os compradores e fornecedores da cidade que participam dos processos de compras públicas. Nosso desafio é fazer o uso do poder de compras públicas junto aos pequenos negócios para a indução do desenvolvimento sustentável local”, pontuou a consultora do Sebrae no Paraná, Nádia Joboji.

De 25 a 29 de novembro, ocorrerá a primeira capacitação para as empresas que fornecem serviços e produtos aos órgãos públicos, na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Já no período de 26 a 28 os compradores serão capacitados no escritório regional do Sebrae em Ponta Grossa. “Nossa proposta é fazer um trabalho diferenciado e que resulte no desenvolvimento sustentável da região e na criação de um ambiente favorável para os pequenos negócios. Esse projeto do Sebrae é um exemplo disso”, destacou o gerente do escritório regional da instituição em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior. Segundo ele, a pesquisa será amplamente divulgada junto aos donos de micro e pequenos negócios, para que cresça o volume de participação de empresas locais nos processos de compras públicas.

Pesquisa

A pesquisa junto ao mercado comprador foi realizada de 26 de agosto a 7 de novembro deste ano e a coleta de dados foi feita pessoalmente e também por um sistema específico junto aos pesquisados. Já o Programa Compra Ponta Grossa foi dividido em seis etapas que são: Comitê Gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, articulação com parceiros, levantamento de informações, apresentação de resultados, capacitações e acesso ao mercado.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

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