Uma parceria assinada entre o Sebrae e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) vai levar a outros países do mundo a experiência brasileira com a criação da figura do Microempreendedor Individual (MEI), idealizado por Guilherme Afif, em 2008. A ideia é produzir estudos, estratégias e publicações que abordem a formalização e mostrem como foi possível para o Brasil regularizar 3,5 milhões de empreendedores em apenas cinco anos.
Além disso, os dois órgãos estudam ainda a realização de um evento internacional em abril de 2014 – ano escolhido pela OIT para o combate da informalidade – para discutir a formalização do mercado de trabalho.
A parceria também prevê estimular o aumento da formalização dos pequenos negócios e melhorar a produtividade e as condições de trabalho das micro e pequenas empresas. “O processo de formalização no país, realizado com a criação dos microempreendedores individuais é uma experiência única no mundo e ainda é desconhecida no exterior. Essa parceria será mais uma forma de divulgar esse trabalho, que busca reverter a informalidade no Brasil”, explica Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico do Sebrae.
O programa de cooperação técnica terá dois anos de vigência e poderá ser prorrogado.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias