Parceria é destaque em homenagem a Afif

11 de junho de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A Marinha do Brasil comemorou hoje (11) os 149 anos da Batalha Naval do Riachuelo. Na cerimônia realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, o ministro Guilherme Afif foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Naval. A homenagem surgiu após a parceria para a exposição de peças do artesanato brasileiro no navio-escola da Marinha Almirante Tamandará, que irá percorrer 12 países (Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal, Inglaterra, Suécia, Finlândia, Alemanha, EUA, México e Colômbia) entre julho e dezembro de 2014.
A parceria com a Marinha faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), da Secretaria da MPE, e tem como meta coordenar e desenvolver atividades que valorizem o artesão, além de promover e garantir a competitividade do produto artesanal no mercado. Para Afif, essa é uma ótima oportunidade para que o mundo conheça um pouco mais do artesanato brasileiro. “Temos muitos artesãos no Brasil e, por meio dessas viagens, 12 países terão a possibilidade de ver as peças produzidas pelos nossos artistas. É uma forma de incentivar ainda mais o empreendedor e mostrar o nosso potencial de transformar pequenas coisas em arte”, disse o ministro.
As exposições acontecerão durante as viagens de instrução de Guardas-Marinhas e as peças terão relação com o mar, sob o conceito “Amazônia Azul”. A primeira viagem deverá acontecer no próximo mês.
O Programa do Artesanato Brasileiro ajuda na geração de trabalho e renda do artesão, além de melhorar o nível cultural, profissional, social e econômico. As ações possibilitam a consolidação do artesanato com o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora e a capacitação dos artesãos para o ingresso no mercado competitivo. Além disso, o PAB promove a profissionalização e comercialização dos produtos por meio de ações voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda.
Comenda- A Ordem do Mérito Naval, criada em 1934, destina-se a premiar os militares da Marinha que tenham se destacado no exercício de sua profissão, além de corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras e personagens civis e militares que tenham prestado relevantes serviços à Marinha do Brasil.

Deixe um comentário!