Inútil, impossível, estúpido. Foram essas três palavras que o professor Daniel Isenberg, da Columbia Business School, estampou na capa de seu novo livro sobre empreendedorismo. O autor quer mostrar como empreendedores de vários lugares do mundo conseguem enxergar oportunidades escondidas em coisas que a maioria das pessoas não vê utilidade.
No livro Worthless, Impossible and Stupid: How Contrarian Entrepreneurs Create and Capture Extraordinary Value, Isenberg mostra o que grandes empreendedores, fora do estereótipo do Vale do Silício, carregam em comum e porque parecer um pouco maluco ao contar uma ideia de negócios pode ser bom. Para ele, isso indica que o empresário foi além do óbvio e conseguiu enxergar uma oportunidade de negócios onde a maioria das pessoas não consegue.
Para chegar a esta fórmula, o autor viajou por várias partes do mundo entrevistando empresários em Bangladesh, Porto Rico, Nova York, Islândia, Eslovénia, Hong Kong, Israel, China e até no Brasil.
Em entrevista à revista Entrepreneur, Isenberg defende a vantagem de estar no contra fluxo na hora de empreender. “Para criar e capturar um valor extraordinário, você quase sempre precisa ser do contra. Você entra em um mercado quando todos estão saindo”, disse. Para o autor, este empreendedor é o que sempre surpreende as pessoas com suas ideias.
Segundo ele, os empresários precisam ser confiantes e se acostumarem a ser vistos como fora da curva. Lidar com adversidades e resistir são também características apontadas no livro. Lançado nos Estados Unidos no mês passado, o livro ainda não tem previsão de lançamento em português.
Worthless, Impossible and Stupid: How Contrarian Entrepreneurs Create and Capture Extraordinary Value
Editora: Harvard Business Review Press
2013