O papel do Estado no empreendedorismo

20 de agosto de 2013
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Este livro, que se baseia em um projeto elaborado pelo autor para um relatório do DEMOS – think tank britânico focado em poder e política – desmascara o mito do Estado como a grande organização burocrática que pode no máximo facilitar a inovação criativa no setor privado. Analisando vários estudos de caso, em particular o do Vale do Silício – da Internet às tecnologias por trás do iPhone, onde o financiamento inicial da Apple veio do Programa de Inovação e Pesquisa para Pequenas Empresas, do governo dos Estados Unidos – a autora Mariana Mazzucato, professora de economia na Universidade de Sussex (Reino Unido), diz que o empreendedorismo privado é insuficiente para garantir a inovação e detalha situações opostas, em que o setor privado só tem coragem de investir depois que o Estado fez investimentos de alto risco. Segundo ela, na história do capitalismo moderno, o Estado não apenas corrigiu as falhas do mercado, mas também moldou e criou mercados, investindo ativamente em novas tecnologias e setores que os investidores privados só mais tarde tiveram coragem de adentrar.

Editora Anthem Press – 2013

 

 

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